criar site

Após 48 anos, "Alicerce", de Victor Luciano, é restaurada

Pintura provocou polêmica nos anos 1960
(3/5/2013 - www.mococa24horas.com.br) "Alicerce" (1965), tela pintada pelo artista plástico mocoquense Victor Luciano e que faz parte do acervo da Casa de Agricultura (ex-Casa da Lavoura) de Mococa desde 1965, acaba de ser restaurada. O trabalho de restauro foi feito pelo próprio artista, que doou a obra ao órgão ligado à Secretaria de Estado da Agricultura há exatos 48 anos para festejar a inauguração de sua sede própria, e em breve o mocoquense poderá tornar a admirá-la no local.
A tela pintada a óleo (foto), de estilo surrealista, medindo 1,22 m x 1,50 m, mostra o café, a cana de açúcar e o algodão servindo de sustentáculo para o Brasil, o suicídio de fazendeiro, a presença de prédios residenciais e industriais na cena urbana, pessoas de todas as classes sociais exaltando a agricultura, a viagem à lua, o índio e aspectos de um incipiente processo de industrialização.
"Muito utópica!" - Em entrevista exclusiva ao mococa24horas, Victor Luciano disse que levou mais de um ano para pintá-la, que usou sacos de café como tela e um dos temas centrais da obra "é a da exaltação à agricultura, que estava relegada a um segundo plano, já que na época o Brasil vivia a fase da industrialização". Victor (foto) disse também que a obra provocou polêmica, uma vez que os empresários da cidade a consideraram "muito utópica". Hoje a obra causa fascínio, instiga e cativa a curiosidade nas pessoas, pois o poder visionário e poético do artista já antevia a supremacia da cana de açúcar na agricultura nacional.
 
Victor Luciano é especialista em restauro de obras de arte
Restauração - O processo de restauração feito pelo próprio artista, que é especialista em restauro de obras de arte, durou cerca de 60 dias, e cuidou de hidratar a tela e trocar a moldura, utilizando diversas técnicas, como a de recomposição de falhas causadas pela ação do tempo.
O eclético artista Victor Luciano, já que também é músico, compositor e cantor premiado,  possui obras em várias coleções particulares do País e Exterior.
Serviço - A Casa de Agricultura de Mococa fica na R. Cap. José Gomes, 288, Centro. Contatos com o artista: (19) 3665-3704.  (Fotos: mococa24horas)
 
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.